Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ribeira Brava prepara-se para as chuvas

Ninguém esquece os estragos, a dor e o sofrimento causados pela intensidade das chuvas do ano passado, no município da Ribeira Brava.




Nove meses depois, muito foi feito no terreno para mitigar os estragos, mas também para precaver os estragos que o ano passado apanharam desprevenida a Vila da Ribeira Brava.

Adilson Melício, delegado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos do município, destaca que os trabalhos em curso, principalmente, na Vila da Ribeira Brava, mais concretamente na zona de Ladeira de Igreja, Marica, Monte Fora e Ladeira de Guiné, foram iniciados em Dezembro de 2009, logo após as chuvas.



O Ministério deu inicio às obras de mecânica de conservaçao do solo, ou seja, à construçao de diques de retenção e muros de protecção.

Melício explica que, “na sua maioria, os muros foram feitos com gavionada porque são zonas de difícil acesso e as construções nessas áreas são extremamente caras”.



Fazendo obras com gaviões, os custos ficam mais moderados, porque têm a ver, principalmente, com o transporte do material.

Na maioria dos casos, os muros são argamassados e têm que ter cimento e pedra. Como afirma Melício, “todo este material é transportado por pessoas. Neste momento, temos cerca de cem trabalhadores, só nestas zonas, em que a maioria são mulheres, que transportam água e os gaviões, cimento e as pedras são transportados por homens”.



É um trabalho extremamente dificil e árduo que exige força, mas também técnica. As obras de prevenção das chuvas acabam assim por vir trazer alguma fonte de sustento a várias famílias, num trabalho em que estas pessoas são vistas como verdadeiros hérois do município.



Trabalhos não são suficientes



Neste momento, as intervenções realizadas já ultrapassaram os 30 mil contos de investimento mas, segundo Melício, pelos cálculos realizados, “só para corrigir a zona do Vale, serão precisos cerca de 200 mil contos e para se fazer a correcção da Bacia o orçamento está acima dos 500 mil contos”.

É certo que estas obras são intervenções a serem executadas a curto, médio e longo prazos, mas quer o Ministério, quer a autarquia da Ribeira Brava acreditam que as obras que foram feitas este ano, irão minimizar os impactos que possam vir a ser causados pelas chuvas, mas adimtem que os mesmos estão longe de serem suficientes.



Além dos trabalhos de protecção com muros e diques, Melício revela que foram priorizadas algumas linhas de água, “que acreditamos que terão maior impacto em termos de estragos na Vila, mas serão obras que teremos de continuar se queremos ter uma Vila protegida”.

Américo Nascimento, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava reforça o trabalho empreendido na Vila, com a correcção do troço da ribeira que passa na capital do município.



O edil ribeira-bravense explica que “fizemos um desassoreamento gigantesco e estamos a tomar medidas cautelares, mas não sabemos qual será a quantidade de chuva que irá cair”.

No entanto, o mesmo revela que o reordenamento da Bacia Hidrográfica é um Plano que vai continuar, pelo menos, durante mais dois anos.

No plano de medidas consta a construção de um Quartel de Bombeiros e Protecção Civil, para o qual já há projecto, mas ainda não há financiamento.



Neste campo, a autarquia tem um acordo com a Empresa de Segurança Aérea (ASA), para formar bombeiros municipais capacitados para actuar em várias situações, como as das chuvas, e a nível da Protecção Civil.

Enquanto esses agentes não chegam, Nascimento tem já a certeza de que o município vai poder contar com um contigente de 25 militares, que vão prestar apoio e acautelar a época das chuvas, caso venha a ser necessário.

O autarca afirma que a Ribeira Brava está mais capacitada, em termos de meios humanos e técnicos para as chuvas, mas admite que “ainda temos muitas fragilidades como as estradas e vias de acesso e as linhas de água”.



Restabelecer acesso à água



Além dos trabalhos de protecção, em muitas localidades, foram reconstruídos os reservatórios destruídos pelas chuvas.

O Ministério do Ambiente construiu diques de captação de água e fez a distribuição de milhares de quilómetros de tubos para adução e distribuição de água às parcelas destruídas e praticamente infrutíferas.

Melício explica que o Ministério considerou que estes trabalhos seriam prioritários porque, principalmente, “nas zonas de regadio, algumas propriedades ficaram sem água e as famílias dependem dessa água para sobreviver”.

O objectivo é que os agricultores, mesmo com pouca terra disponível, por causa dos estragos, trabalhem nas parcelas de regadio e obtenham o sustento das suas familias.

Ás-aguas em cabo verde

Em cabo verde ja temos chuva que podem ser futuramente grande progresso para a agricultura local. ja temos chuva em algumas zonas do país, principalmente nas zonas que praticam mais culturas. Cabo verde como diz a palavra ja esta verde de esperança no coraçao dos caboverdianos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

bloggue

Na es bloggue bo sta bem atcha tudo que bo mesti pa bos pesquisa, fotos musica email e mais noticias dento de cabo verde. Tambem bo sta bem atcha noticias de nos empresa.

Dan fala pa nha numero +2389819865

Djedje lança seu novo album "novu verson"

Praia, 03 Agosto - A empresa de Promoção de Eventos New Look, que nos últimos tempos tem vindo a organizar vários espectáculos musicais, e não só, com bastante projecção e sucesso reconhecido, quer pela originalidade e formatos alternativos, quer pela qualidade técnica e logística dos mesmos, vai apresentar aos praienses a 1ª Edição do “Festival Hip Hop”.
O evento acontece no dia 7 de Agosto, no espaço exterior do Pavilhão Desportivo Vává Duarte e tem como cabeça de cartaz o conceituado rapper cabo-verdiano Djédjé radicado nos Estados Unidos, que acaba de lançar o seu mais recente trabalho discográfico intitulado “Ultimu Verson”.
O Álbum é composto por dez faixas musicais e contém vários géneros da música contemporânea, desde Rap, Zouk e Funaná e conta com vários nomes da música cabo-verdiana nomeadamente: Norberto Tavares, Dabs Lopes, Gama, Mika Mendes, Mark Gonçalves, entre outros.
A ilha do Fogo foi a primeira a receber “Ultimo Verson”, com o espectáculo realizado no recinto da Casa Cinema, no passado sábado, 31. A primeira parte do concerto esteve a cargo do grupo da capital, Rapaz 100 Juiz.
O festival do Hip Hop irá contar a com a participação de vários grupos e artistas de renome, no panorama musical do Hip Hop cabo-verdiano (música e dança) como os Rapaz 100 Juiz, New Look Dance, Detroit, Shade B, Afrokasku, Mito, Ely Brito, Pomba Preto, Revolution, DSD, B Brothers, Black Style Júnior entre outros.

Noticia do dia

CIDADE VELHA PREPARA QUALIFICAÇÃO GASTRONÓMICA

Cidade Velha, 03 Agosto - No âmbito do Programa Verão 2010, organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, decorre, na próxima semana, em unidades hoteleiras da Cidade Velha, um curso de formação em gastronomia/culinária, a ser ministrado por dois formadores: Alexandre Correia, perito português em gastronomia, e Marina Mott Ruggiero, gourmet/doceira brasileira.

Este curso é patrocinado pela UCCLA, União das Cidades Capitais Lusófonas.

Com esta iniciativa, a CMRGS dá contributo para a promoção de uma gastronomia qualificada e própria da Cidade Velha, tendo por base os seus valores culturais. “Entende-se que a gastronomia é parte importante da cultura de um povo e deve ser um dos segmentos estruturantes de um turismo cultural de qualidade que se procura promover e dinamizar na Cidade Velha, Património da Humanidade”, diz uma nota daquela edilidade.

Este curso destina-se a profissionais já em actividade na Ribeira Grande de Santiago, mas também a jovens que pretendam formar-se nesta área, respondendo a uma oferta de trabalho localmente em expansão. Tendo também em consideração acordos com outros Municípios da ilha de Santiago e relações de amizade e cooperação existentes, estão abertas quotas neste curso para formandos oriundos da Praia, S. Domingos e Tarrafal de Santiago.

Venda

Temos computadores novos e usados a venda na nossa instituição. Venha conferir